sexta-feira, 3 de março de 2017

Belém afunda no lixo enquanto Zenaldo curte férias em Ibiza

A imagem é de janeiro, mas retrata a realidade atual de quem vive em Belém. Foto: Ary Souza
por Helena Palmquist

As informações são desencontradas, mas tentei um resumo da ópera que vivemos atualmente na capital paraense, dirigida pelos maiores entendidos em ópera dessas paragens amazônicas. 

- É fato que a coleta de lixo está paralisada na Região Metropolitana de Belém, uma das 15 maiores do país, há 3 dias. 

- É fato também que a instalação de um aterro sanitário no município de Marituba, um dos sete da região metropolitana, provoca protestos há pelo menos dois anos e nessa semana moradores fecharam, não se sabe ao certo por quanto tempo, o acesso ao aterro. 

- As prefeituras de Belém e Ananindeua, os dois maiores municípios da metrópole, ambas administradas pelo PSDB, culpam o protesto dos moradores de Marituba pela paralisação da coleta.

- O colunista Mauro Bonna, ligado ao PMDB, disse em seu perfil no twitter que o problema é no pagamento das empresas que realizam a coleta. 

- Enquanto as versões se desencontram, outros fatos são muito preocupantes.

- Apenas Belém, todos os dias, produz 1100 toneladas de lixo domiciliar. Soma simples até para mim, são 3300 toneladas de lixo, portanto, abandonadas nesse momento pelas ruas da cidade. 

- Estamos em março, mês das maiores chuvas do inverno amazônico. Lixo acumulado nas ruas, mais chuvas torrenciais, outra soma simples: doenças.

- Mesmo que o problema se resolva amanhã, poderemos já ter que lidar nos próximos dias com consequências graves de saúde pública. Estou falando de leptospirose e demais doenças potencialmente mortais.

- Enquanto isso, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, publicou um comunicado na internet aconselhando os moradores a estocarem o lixo em suas casas. 

- Estamos aceitando ideias para o que fazer com nossos estoques residenciais de lixo.

EXTRA: Enquanto a gente afunda no lixo, o prefeito está de férias em Ibiza, na Espanha.
****
Helena Palmquist é jornalista e assessora de imprensa do Ministério Público Federal do Pará.

Nenhum comentário: