terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Advogado de suposto envolvido na morte de cinegrafista pede desculpas a Marcelo Freixo (PSOL)

Durante bate-boca, Jonas Tadeu disse ter sido inconsequente ao entregar o termo que acusa envolvimento do deputado com manifestante a jornalistas 
Por André Henriques e Augusto Souza, para a Rádio Globo

Advogado de envolvido na morte de cinegrafista pede desculpas a Marcelo Freixo
Jonas Tadeu e Marcelo Freixo (Reprodução / Facebook )
Ouvir


Durante discussão ao vivo no programa Manhã da Globo, apresentado por Roberto Canazio na Rádio Globo, o advogado Jonas Tadeu, que defende Fábio Raposo, um dos supostos* envolvidos na morte do cinegrafista da TV Bandeirantes durante manifestação da última quinta-feira (6), admitiu estar desestabilizado e ter sido irresponsável ao entregar um termo circunstanciado a repórter. Tadeu pediu desculpas ao deputado federal Marcelo Freixo, que teve seu nome incluído no documento. No termo, registrado pelo estagiário do advogado, Marcelo Mattoso, consta que a ativista conhecida como Sininho afirmou que o homem responsável por acender o rojão que matou Santiago Andrade era ligado a Freixo. O advogado ainda criticou a ativista por mencionar o nome do deputado em conversa por telefone.

'Eu estava cedendo entrevista à repórter na hora que o estagiário apareceu com o documento. Ela pegou e tirou uma foto. Talvez eu tenha sido irresponsável nesse momento. A Sininho foi imprudente ao usar o nome do Freixo. Peço desculpas por ter entregado o papel à jornalista, por ter sido levado pela emoção', argumentou o advogado.

Tadeu negou ter entregue o termo por vingança. Ele afirmou não lembrar de ter defendido o miliciano Natalino Guimarães durante a CPI das Milícias, instalada em 2008 e presidida por Freixo.

O deputado, entretanto, questiona a atitude do advogado. 'O seu estagiário fez um termo circunstanciado com uma acusação gravíssima, sem nenhum fundamento. E o senhor entrega a uma repórter? O senhor foi, no mínimo, inconsequente', disse.

O advogado defendeu-se, dizendo que nunca esteve presente nas sessões da comissão presididas pelo deputado. 'Nas duas sessões em que eu estive, o deputado Paulo Melo comandava a CPI'.

Morte e investigação

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro confirmou, na tarde desta segunda-feira (10), a morte cerebral de Santiago Ilídio Andrade, de 49 anos. O cinegrafista da TV Bandeirantes estava internado no CTI do Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro, deste a última quinta (6). Santiago foi atingido por um rojão durante um protesto contra o aumento das tarifas de ônibus. Ele teve afundamento do crânio e perdeu parte da orelha esquerda.

Fábio Raposo, que admitiu ter repassado um rojão pouco antes de o cinegrafista ser atingido durante protesto, foi preso no Rio, no domingo. O manifestante foi localizado na casa dos pais, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste da cidade, segundo a Polícia Civil.

Fábio foi indiciado pela polícia neste sábado como coautor dos crimes de explosão e tentativa de homicídio qualificado. Um segundo homem, suspeito de jogar o artefato, é procurado pela polícia. O advogado de Fábio, Jonas Tadeu, disse já ter o nome do suspeito de acender o rojão e que vai transmitir a informação à polícia.

*Grifo do Além da Frase.

Nenhum comentário: