terça-feira, 8 de outubro de 2013

Total apoio à greve da Educação do Rio de Janeiro

Por Gelsimar Gonzaga

Aos(às) companheiros(as) trabalhadores(as) da Educação do Rio de Janeiro
Quero publicamente manifestar meu apoio e solidariedade à poderosa greve protagonizada pelos trabalhadores da educação na cidade e no Estado do Rio de Janeiro. A reivindicação por salário, melhores condições de trabalho e um justo plano de carreira é o mínimo que essa categoria merece. Por isso, é criminosa e absurda a repressão policial e a tentativa de criminalização da greve.

Sou prefeito de Itaocara, primeira cidade governada pelo PSOL no estado, e nosso tratamento frente aos professores foi exatamente o contrário. O Secretário de Educação foi eleito em assembleia popular, onde a categoria dos trabalhadores em educação decidiu quem iria assumir a função. Nossa proposta de nome para compor a secretaria foi de um professor municipal, que havia sido liderança da greve dos professores em nosso município no ano de 2012, e, por isso, foi aclamado pela categoria para cumprir como secretário aquilo que lutava como grevista.

Em Itaocara enfrentamos o dilema de milhares de municípios brasileiros que é a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Esta Lei na prática leva ao arrocho salarial dos servidores e a privatização de serviços públicos. Por não aceitar esta lógica estamos organizando uma campanha contra essa famigerada Lei.

Não há como ter um governo de “todos”. Ou se governa para a maioria excluída ou se governa para os ricos. Nosso mandato como prefeito tem lado, está ao lado dos trabalhadores, da juventude e do povo pobre.

As manifestações de junho já mostraram o caminho para a vitória. A saída é unificar os que lutam para pressionar os governos dos ricos e dos patrões. É preciso derrotar a política econômica de Dilma (PT), Cabral (PMDB) e Paes (PMDB) e repassar imediatamente as verbas públicas para as necessidades do povo trabalhador e não para as empreiteiras e bancos.

A nossa administração na Prefeitura de Itaocara está ao lado de vocês na luta para a vitória desta heróica greve.

Itaocara-RJ, 07 de outubro de 2013

*Gelsimar Gonzaga, Prefeito pelo PSOL da cidade de Itaocara/RJ

Nenhum comentário: