terça-feira, 29 de março de 2011

A imagem da barbárie

Por Marcus Benedito

Quero falar do caos na (in)segurança pública em todo o país e no Pará, mas as noticias que chegam sempre e cada vez mais impressos na fábrica em ebulição da barbárie, deixaram-me assaz perplexo por hora, que prefiro tentar dormir um pouco, refletir sobre o mundo mal tratado pelo capital em que vivemos, e que desgraçadamente é o responsável pelas cenas torpes, como as de um filme dos mais sanguinolentos, infelizmente sem o bônus da fantasia, apenas a cortante constatação de que se trata de uma cena de mais um dia comum aos órgãos repressores do Estado, notadamente as PM's, que é o de reprimir sem dó e qualquer lembrança de piedade os legítmos movimentos sociais em seus legítimos e constitucionais direitos de protestar.

A cena da foto abaixo é triste demais! Foi em um protesto no dia 23 de março na Câmara Municipal de Niterói, após um ano da tragédia do Morro do Bumbá.

Trata-se de um atentado aos humanos direitos! Essa foi, pelas lentes atentas do repórter, imortalizada na galeria dos mais vis crimes contra a dignidade humana.
Graças a fotor, denúncias que heroicamente movimentos de defesa dos direitos humanos, Ministérios Públicos, órgãos de defesa do direito da criança e do adolescente, da mulher, além de entidantes como a Anistia Internacional, ganham relevo, pois as cifras e estatísticas sobre os crimes de tortura, chacinas, extorsões, formação de quadrilha, etc. cometidos justamente por quem deveria "zelar pelo bem das pessoas" e que por essas entidades são encaminhadas às Corregedorias e Justiça para providências, passam a ser vista de forma mais concreta: não podemos mais ficar só contabilizando quantos negros são discriminados, quantos gays vítimas de homofobia e/ou assassinados por sua condição sexual, quantas mulheres são violentadas em seu próprio lar, quantos PM's assumiram as vezes do estado (MP), do juíz e advogado, e acabam por condenar à morte inúmeras pessoas todos os dias, apesar de a pena de morte ser proibida no Brasil!

Os movimentos sociais, os trabalhadores não podem mais tolerar cenas como essa e tantas outras que atentam contra a condição e a dignidade humana! Por trás de um número ou uma estatística, existem vidas, existem seres humanos e uma sociedade que está doente, que está desorganizada, pois suas instituições estão apodrecidas.

Nem na cruel Ditadura Militar que vivemos no Brasil, tivemos a condição humilhante de ver uma ação tão animalesca, fascista e bárbara como a que é acostumada a fazer (principalmente contra negros e a grande maioria dos trabalhadores que vivem nas favelas) a Polícia do estado policialesco de Sérgio Cabral Filho (Governador do estado do Rio de Janeiro/PMDB).

Nas horas que os governantes percebem que o povo está com a razão em suas reivindicações, e o povo começa a perceber que os governantes são os responsáveis por eles estarem nessa situação, os trabalhadores acabam percebendo que os governantes não estão nenhum pouco preocupados com o povo. Não só não estão preocupados, que mandam o pelotão de choque para recepcioná-los quando o povo reivindica, por exemplo, direito a moradia na Câmara Municipal, que apelidam de Casa do Povo. 

Eu que já senti na pele o que é ser burrifado com spray de pimenta, imagino a dor e sofrimento da mãe e família por essa criança agredida em Niterói pelo PM. Não podemos aceitar que um troglodita como este siga servindo fardado. Ele precisa ser enjaulado!

Enfim, escrevi com pressa; os erros deixo para corrigí-los amanhã. O importante é passar a mensagem. Fico feliz porque tenho a Linguística ao meu lado.

Vamos à luta contra a criminalização dos movimentos sociais!

Polícia para quem precisa! Cadeia para os corruptos de terno e gravata!

***************************
Colunista da Veja escreveu a matéria abaixo com o título A imagem da boçalidade, mas para eu trata-se da imagem da covardia: a polícia como caso de polícia.

PM bandido, covarde e criminoso joga spray de pimenta em criaças do Morro do Bumba - Niterói/RJ*

Sem notar que era observado pelo fotógrafo Pedro Kirilos, da agência O Globo, um policial alvejou com um spray de pimenta a criança que acompanhava a família numa manifestação de moradores do Morro do Bumba, em Niterói. Há quase um ano, quando mais de 100 brasileiros morreram depois do desabamento de centenas de barracos erguidos sobre um terreno que abrigara um lixão, a prefeitura prometeu socorrer os sobreviventes com o aluguel social. Como a promessa não foi cumprida, resolveram cobrá-la publicamente. A resposta foi a ação policial. E o spray de pimenta.

Fonte

*Comentários do Além da Frase

Nenhum comentário: